O marketing e a publicidade são duas áreas que trabalham juntas para atingir um objetivo comum: vender produtos ou serviços. Mas, apesar de serem interdependentes, eles têm diferenças significativas. 

Enquanto o marketing é uma estratégia global que envolve o planejamento e a execução de todas as atividades de uma empresa para atrair clientes e idealizá-los, a publicidade é uma parte do marketing que se concentra nas técnicas de comunicação usadas para promover os produtos ou serviços. 

Outra diferença importante entre marketing e publicidade é que, enquanto o marketing abrange todos os aspectos da relação da empresa com seus clientes, desde a pesquisa de mercado até a pós-venda, a publicidade se limita às técnicas usadas para divulgar os produtos ou serviços.


Diferença entre marketing e publicidade


Marketing e publicidade Embora pareçam semelhantes, não são.

 A publicidade é apenas parte de um jogo maior chamado marketing. O marketing abrange o conceito completo de uma marca. Da pesquisa ao design, à publicidade e às vendas, a publicidade, por outro lado, é um componente do processo de marketing, nada mais do que o meio de transmitir a mensagem por diversos meios. para promover produtos

A publicidade é um dos componentes mais importantes de qualquer estratégia de marketing e também o mais caro. A publicidade consiste em enviar mensagens públicas sobre sua empresa, produto ou serviço. Também está nos bastidores o processo envolvido na criação de diversas estratégias. e criar a estratégia certa para atingir o público Estratégias são planejar coisas como colocar anúncios, decidir qual mídia usar, quando, frequência etc. 

Os anúncios geralmente são colocados em mídias como televisão, correio tradicional, jornais, internet, e-mail, rádio, revistas, mensagens de celular, folhetos , outdoors, etc. O mais popular é a televisão. A publicidade na Internet também cresceu em popularidade.



A maneira mais fácil de separar a publicidade do marketing é considerar o marketing como um pedaço de bolo. e se você cortar o bolo Deixe o anúncio fazer parte desse bolo. A outra parte é a pesquisa de mercado do produto. design de produto planejamento de mídia relações públicas preço do produto satisfação do cliente Suporte ao cliente, vendas, etc. 

Todos esses componentes ou pedaços de bolo devem funcionar de forma independente. mas acima de tudo Alcançar objetivos maiores, a saber, vender produtos e construir a reputação da empresa no mercado. O marketing é um processo de maratona que envolve muitas tarefas que levam horas. Às vezes, pode levar vários dias de pesquisa. 

A pesquisa de marketing é a mais demorada, pois envolve uma compreensão completa do comportamento das pessoas em relação aos produtos. O design do produto e o desenvolvimento da estratégia de publicidade também são um processo demorado. Apenas os componentes que levam menos tempo exibirão anúncios e vendas. O marketing também pode ser visto como um meio entre consumidores e empresas.

Mas muitas empresas cometem o erro de confundir publicidade com marketing. Eles tentam imitar grandes empresas como Coca-Cola e Pepsi em sua publicidade, mas ignoram seu trabalho nos bastidores. Um exemplo clássico disso é o caso dos logotipos, por exemplo. Muitos empresários ficam tão sobrecarregados com os logotipos da empresa em seus anúncios que acham que podem aumentar as vendas. 



Mas o que faz um logotipo funcionar não é outro senão a reputação da empresa. E o logotipo deve ter uma sensação e deve refletir verdadeiramente os valores da empresa. Tenha em mente que essas empresas estão gastando uma fortuna em publicidade que as novas empresas não podem. Em vez de gastar dinheiro desnecessário para construir sua marca de produto. 

Você deve investir dinheiro e tempo para comunicar aos consumidores que eles podem atender às suas expectativas. Depois de construir uma reputação e crescer em uma grande empresa. Pode-se pensar nesses conceitos luxuosos. Educar os consumidores também os ajuda a entender que você sabe o que faz e é o melhor.

Os profissionais de marketing inteligentes tendem a adotar uma abordagem mais proativa do que reativa. Eles zombam das mentes dos leitores. Faça com que eles façam algo mais do que apenas torná-los conhecedores do produto. Os profissionais de marketing inteligentes também trazem os nomes, endereços e números de telefone residenciais de pessoas que estão genuinamente interessadas em contratar para sua empresa. 



usando marketing agressivo Portanto, ter uma boa campanha de marketing indica o volume de produtos e propagandas de uma empresa. Isso aumenta o trabalho árduo feito pela equipe de marketing na venda desse produto.